Saturday, October 24, 2009

As Masalas Indianas


Meninas, mais uma dica pra vcs que estao ai pensando em se casar com um indiano...
Antes de comecar a querer cozinhar na nova casa de voces e conquistar o estomago do futuro marido e da familia dele tambem, principalmente da sogra, resolvi dar a voces o conceito de masala... que sao os temperos indianos... aquelas especiarias que aprendemos nas aulas de Historia, na epoca do Desobrimento do Brasil... Lembrou??? Pois eh, a centenas de anos, o pessoal do Ocidente eh louco pelas especiarias indianas...
Pois bem... vamos la:


Masala ou Massala 
é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever a mistura de duas ou mais ervas, especiarias e aromatizantes especias, geralmente fritos por poucos segundos em ghee (manteiga clarificada) para realçar seu aroma. 
Sao geralmente bem apimentadas, contudo, traz a comida um sabor exotico, delicioso.
Alguns exemplos de ingredientes utilizados são anis, cardamomo, pimenta-do-reino, canela, cravo, noz moscada, gengibre, e várias outras. 
Existem vários estilos comerciais, internacionais, nacionais, regionais e até mesmo caseiros (receitas de família) de garam massala ( a mais famosa massala indiana), alguns mais suaves, outros mais pungentes, alguns sendo descritos mais segundo a sua cor, outros mais pelo seus aroma. 
São produtos geralmente distribuidos em forma de  mas que, no entanto, podem ser adquiridos inteiros a serem triturados na hora do uso.
Esse tempero pode ser incorporado tanto em pratos de carne (por exemplo, carne de ovelha, frango, peixe, etc.) como vegetarianos (por exemplo na batata, couve-flor, abóbora, tofu, paneer, etc.).
Eu, mais uma vez, coloquei um video das massalas que eu tenho aqui em casa... sempre que preciso, minha sogra envia pra mim (gracinha neh?!)...
No video a seguir, tento detalhar as principais massalas e explicar o uso das mesmas...

Estou preparando outros videos com receitas indianas e pesquisando onde eh que vcs possam encontrar essas massalas ai no brasil...
Se alguem souber de alguma loja, por favor me envie o site ou o endereco da loja... Desta forma, ficara mais facil pra vcs experimentarem a comida indiana sendo cozinhada por voces mesmo...
Vale lembrar que pessoas com hemorroidas estao terminantemente proibidas de comerem, ok... hihihihihhi... ok, ok, uma vez ou outra nao vai fazer mal...
Bjus Galera...
Jai Shri Krishna

13 comments:

Ane Sousa.... said...

Oiiiiiiiiiii Jacque....
Adorei o video,nossa essas masalas parecem otimas, mas o que mais gostei foi da sua lata de masalas q aqui chamariamos de porta condimentos, achei muito intereçante mesmo.. Ahhh! aquele vidro de masala amarelo que vc disse não saber como se chama aqui no Brasil, se for o que eu estou pensando, aqui se chama curry, que particularmente eu gosto muito, pois tem um aroma maravilhoso, e dá uma cor e um sabor especial para a comida...
Parabens pelo post..
Fica com Deus
Bjão

JACQUELINE JULIÃO said...

ahaaaaaaaaaaaa... intao ce tah de olho na minha lata de masalas????
ok, ok... qdo voltar pro Brasil, te levo uma de presente...
bjus Ane

Mony said...

Ai amiga, particularmente tem um tempero indiano que eu não aguento o cheiro, a maioria das comidas indianas tem aquele cheiro, eu costumo usar mais alho e sal as vezes cominho hehehe
eles colocam tanto tempero que vc esquece o sabor do alimento, mais acho que vc com seu jeitinho deve ponderar o sabor, bjssss

Ane Sousa.... said...

Olha que vou te cobrar heimmm, be que to precisando de uma dessas kkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjão

**Elisa** said...

OO jacqueline prazer sou ELISAMARA,estou no BRASIL..E conheci uns indianos atravez do orkut..então na curiosidade de conhecer mais a cultura deles achei vc..então vim aqui(invadi seu blog)pra aprender mais um pouco sobre a cultura deles..espero que vc possa me ajudar...bjus e ate logo..meu orkut:ma.mara14@yahoo.com.br
ou msn:meu_amor_virtual_s2_@hotmail.com
ou também yahoo:meuamorvirtuals2@yahoo.com.br..
espero que com vc eu possa aprender mais..

**Elisa** said...

OPS:ia esquecendo espero noticias..bjuhs fique com DEUS.

JACQUELINE JULIÃO said...

mony... vc tem razao sobre essa masala... se eu nao estiver enganada, vc tah falando do HING ou asafatidea... chera forte mesmo, sa ateh vontade de vomitar...heheheh

JACQUELINE JULIÃO said...

oi Elisa... legal ver gente nova aqui no blog... primeiramente vc nao invadiu nao... pode entrar qdo quiser...
tem muitos blogs que eu te aconselho a ver e vc pode encontar aqui mesmo no lado direito da pagina...
Oque tiver ao meu alcance, te ajudo sim... tenho dois blogs... um eh esse que vc viu e tenho outro que fala mais de filmes e musicas indianas, traduzidas para o portugues (cafe masala)... sao blogs novos... ainda estou postando muitas coisas, mas lentamente...
se quiser me adicionar no orkut, vc pode, eh o mesmo nome: JACQUELINE JULIÃO...
e... seja bem vinda...
bjaoooooooo

Patty said...

Oi Jacqueline td bem? Sou prima da Ane e estava vendo seu blog com ela e achei interessantíssimo!
Nossa linda aquela sua lata de massalas! E são tantos tipos d massalas né?
Achei muito legal poder conhecer um pouco da cultura indiana! E fazer novos amigos tbm!
Fica com Deus.
Bjão.
Patty.

JACQUELINE JULIÃO said...

oi Patty... welcome to my blog... que legal que vc gostou... qtos as masalas... eles tem masala pra tudo, eh uma pena nao encontra-las com facilidade ai no Brasil... Ja prometi pra ane uma lata daquela... vou ateh colocar as masalas mais importantes na lata pra ela... so nao sei qdo eh que vou pro Brasil... mas se vc gostou tanto, mando uma pra vc tbm... heheheh...
vcs meninas tao querendo abrir um restaurante indiano ai, ne??? quero sociedade... hihihihhih
bjusssss
Fica com Deus vc tbm
e volte sempre

juliana said...

Bem, amiga também sou fissurada em temperos...e por incrivel que pareça tenho tudo o que vc mencionou no video....rsrs...uso muiiiitoo..tudo isso..seja na comida arabe ou nas minhas aventuras pelas comidas indianas / pakistanesas....amei...só vou ressaltar que o seu armario esta bem mais organizado que o meu..rsrsr

Anonymous said...

Muito bom post.

Anonymous said...

Há, obviamente, muito para saber sobre isso. Eu acho que você fez alguns bons pontos de recursos também. Continue trabalhando trabalho, ótimo!