Thursday, October 8, 2009

GANDHI (1992) - Legendado PtBr


Ola Pessoal....


Semana passada os indianos comemoraram o aniversario de Gandhi... se Ele ainda fosse vivo, teria completado 140 anos no ultimo dia 2... Então, vamos falar um pouquinho sobre Gandhi Ji, que embora seja exemplo para a humanidade, ele nao eh la tão admirado por muitos indianos... 


Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, Porbandar, estado de Gujarat, Índia, líder pacifista da humaninade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner.
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época.
Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia. Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.
Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta. 
Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924. 
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal. 

Visitando a Inglaterra : O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe. Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros operários. "Sei que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East London", diz Gandhi. 
Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem. 
Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão. 
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia. 
Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade.
Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome.
O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus. 
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna. 
Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista. 
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA. 

Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.

Sobre a Revolução Não Violenta de Mahatma Gandhi: " Gandhi continua o que o Buddha começou. Em Buddha o espírito é o  jogo do amor isto é, a tarefa  de criar condições espirituais diferentes no mundo; Gandhi dedica-se a transformar as condições existenciais" (Albert Schweitzer) 

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto.  O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico.  A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".(Mahatma Gandhi) 

" Se o homem perceber  que é desumano obedecer a leis que são injustas,  a tirania de nenhum homem o escravizará".(Mahatma Gandhi)

"Não pode haver nenhuma paz interior sem o verdadeiro conhecimento ". (Mahatma Gandhi) 



Well, well well... sabias palavras... Mas vamos ao que nos interessa aqui... O FILME... heheheh... 


Gandhi (1992)


Depois de consumir 20 anos para ser concluída, esta obra-prima ganhou 9 Oscar em 1983, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Com primorosos detalhes, a vida de GANDHI seus princípios e ideais explodem nas telas em cenas impressionantes
O filme retrata a vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação do imperialismo inglês. Apesar de biográfico e de não entrar em discussões político-ideológicas, o filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmados e a dramática marcha até o mar na qual Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica; colocando em prática a política de desobediência civil, fundamentada no princípio da ação não violenta, considerada por ele como a maior força a ser empregada na defesa dos direitos das pessoas
Apesar da simplicidade, Gandhi era um homem de família rica, estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do Sul. Pertencia ao "Partido do Congresso" que representava os interesses da maioria hindu.
Foi durante a luta pela independência que surgiu a divisão político-religiosa entre hindus e muçulmanos, que culminou com a divisão da região, originando dois países, a Índia e o Paquistão.















Gandhi é um filme britânico e indiano de 1982, do gênero drama biográfico, com direção de Richard Attenborough.
 Principais prêmios e indicações
Óscar Foi nomeado para onze Óscar em 1983, dos quais recebeu oito:
§  Melhor Filme
§  Melhor Diretor
§  Melhor Ator
§  Melhor Roteiro Original
§  Melhor Direção de Arte
§  Melhor Fotografia
§  Melhor Figurino
§  Melhor Edição
Foi ainda indicado nas categorias:
§  Melhor Maquiagem
§  Melhor Trilha Sonora
§  Melhor Som
BAFTA Foi nomeado para 17 prêmios BAFTA em 1983, tendo vencido em cinco categorias:
§  Melhor Filme
§  Melhor Diretor
§  Melhor Ator
§  Melhor Estreante
§  Melhor Atriz Coadjuvante
Recebeu o Prêmio David di Donatello 1983 nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Produtor Estrangeiro. Recebeu também o Prêmio David Europeu.
Golden Globe Awards Recebeu o Golden Globe Awards em 1993 nas categorias:
§  Melhor Ator de Cinema - Drama
§  Melhor Diretor de Cinema Melhor Filme Estrangeiro
§  Melhor Roteiro de Cinema












 Agora sim, vamos ao Filme, dividido em 2 partes, com legendas em Português:


Parte 1:



Parte 2:



Curiosidade: Priyank, meu marido eh de Surat, Gujarati... Ele me disse que em respeito ao Gandhi, naquele estado nao eh permitido a venda de bebidas alcoolicas... Entao, quando ele e seus amigos querem beber umas e outras, eles teriam que deixar o estado e procurar por bebidas em um outro estado proximo... Interessante eh que se vc planeja visitar Gujarati e aprecia uma boa cervejinha... em hoteis vc encontra facilmente... a lei so se aplica aos moradores, aos indianos, nao aos turistas


xoxo

No comments: