Wednesday, October 28, 2009

Religiao e Costumes nao se Discutem




Tenho observado em alguns programas de Tv, jornais, sites e ateh mesmo blogs que, insistentemente, pessoas estao se tornando mais e mais intolerantes com a cultura ou a Religiao alheia.
Fico extremamente entristecida, pois vivemos num mundo livre, temos o livre arbitrio em escolher nossa propria religiao ou o direito de seguirmos os costumes de nossa regiao – se quisermos!
Vejo pessoas matando e ou morrendo em nome de Deus, e muitas vezes me pergunto: “Deus realmente aprovaria tal comportamento?”. A resposta eh: QUEM SABE???.
Quem esteve com Ele, na Sua presenca com o intuito de obter essa resposta?
Para muitos de nos, Cristaos, o fato de observarmos povos que adoram animais como deuses, que ficam isolados numa montanha ou em qualquer outro lugar, vivendo em condicoes precarias de sobrevivencia, tendo como objetivo alcancar a paz interior e estar proximo de Deus, ou povos que cultuam milhares de diferentes deuses, que vivem em funcao da religiao ao qual escolheu por influencia da sociedade onde vive, por conviccao propria ou ateh mesmo pela tao famosa expressao – DE LIVRE E ESPONTANEA VONTADE. Para muitos de nos, isso seria fanatismo, loucura, absurdo, desvaneio.
Nao seria dificil ouvirmos alguem dizendo: “Ah, isso nao esta certo! Deus nao gosta ou Deus nao quer, ou isso eh pecado”.
Ok, ok, mas, O que esta certo ou errado???
Provavelmente, quando pessoas de cultura ou religiao diversas da nossa, observam os nossos costumes, isso tambem os causam uma certa indignacao.
Da mesma forma que os Budistas nao admitiriam qualquer tipo de comentario ruim sobre Buda; ou os muculmanos sob hipotese alguma toleraria qualquer tipo de ofenca ao Deus deles – Ala; ou os Hindus que nao exitariam em comprar uma briga para defender seus milhares de deuses... e assim acontece em todo o mundo, com Cristaos, Judeus, Espiritas e ateh mesmo os Ateus. Todos tem seu ponto de vista diferente.
Nos Cristaos nao aceitariamos que qualquer pessoa, culto ou credo desrespeitassem Jesus Cristo, porem se observarmos bem, entre as duas maiores celebracoes que temos no Cristianismo, Natal (nascimento de Cristo) e pascoa (seu ressucitamento), tambem comemoramos uma festividade (o que nao eh religiosa), mas que pra muitos povos, essa festividade nada mais eh do que pura orgia, com mulheres nuas dancando pelas ruas, pessoas exibindo sua sexualidade, excesso de libertinagem... estamos falando do Carnaval.
Para nos, o carnaval nao passa de uma brincadeira, um costume brasileiro, quatro dias de descontracao e feriadao prolongado. Mas, e para eles??? Eles pensariam dessa forma???
Diante disso tudo, hoje percebo que Deus eh um so, que somos passiveis de cometermos erros ou enganos, e que a maior virtude que podemos trazer conosco eh a TOLERANCIA.
Esse eh o meu recado para todos aqueles que discutem acerca de Religiao. Ninguem eh igual a ninguem.
Na nossa propria Constituicao Federal, essa materia eh tratada como lei...
Veja so:
Art. 4º - A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes
princípios:
I - independência nacional; (ninguem chega aqui, manda e desmanda. Temos autonomia)
II - prevalência dos direitos humanos; ( respeitamos os direitos humanos como prioridade)
III - autodeterminação dos povos; ( nao podemos sair daqui e meter o nosso nariz em questoes alheias)
IV - não-intervenção; (nao podemos intervir nas decisoes tomadas por outros paises em relacao a eles mesmos)
V - igualdade entre os Estados; (todos os paises sao iguais, nao ha lei que diga esse povo eh mais ou menos importante do que aquele
VI - defesa da paz; (eh o que supostamente todos deveriam fazer, mas nao fazem – essa eh a falta de tolerancia que expliquei anteriormente).
A propria ONU preve a liberdade de culto, crenca ou religiao e proibe qualquer tipo de discriminacao, como tambem a nossa constituicao.
Bem, assim entao, como ja diziam os antigos: “Cada macaco no seu galho”. O nosso limite nao pode e nao deve ultrapassar o limite de outrem.
Indignacao, sensacao de choque, inaceitancia, sao SENTIMENTOS, e voces carregarao isso consigo mesmo. Esse eh o livre arbitrio que temos em fazermos nossas analises ou ateh mesmo criticas.
Porem, difamar, agredir, impor aquilo que julga ser o correto, tentar (frustradamente) mudar culturas e religioes milenares, religioes estas que sao ateh mais antigas do que a era Crista... gente, isso eh BURRICE!!!!
Nao temos esse poder e mesmo que tivessemos, quem nos garante que o nosso ponto de vista eh o CORRETO?
Deus nao esta nos templos, em estatuas, ou religioes... Deus nao esta nos conflitos, nas brigas ou guerras... O verdadeiro Deus esta em nossas almas, eh aquele que habita em nos, em nossos coracoes – se permitirmos a Sua entrada.
Fiquem com ELE.

4 comments:

Mony said...

amiga adorei seu comentario, religião é um assunto que não discuto com meus amigos, sempre alguém sai de cara virada, mais na India ví como as pessoas tem crenças, muitas vezes eu ouvia e não dizia nada, pois antes de julgar ou dizer algo para alguém eu devo olhar para mim, ou entender 100% do que estou defendendo, por isso muitas vezes fico calada, mais não vou sair por aí fazendo aquilo que não creio por estar na moda ou porque alguém faz e é legal
bjsss

JACQUELINE JULIÃO said...

eu sei como voce pensa amiga... e respeito tudo que vem de voce... vc eh sensivel, madura e inteligente...

Thaís said...

E como nesse tempo que vivemos agora a religião é usada para justificar os piores atos.
Mas o mundo não é só feito de extremsitas religiosos, mas tbm de pessoas que tem Deus no coração cada um da sua forma. E como é bom ter Deus perto da gente!!!!

JACQUELINE JULIÃO said...

eh Thata... vc tem toda razao... como eh bom ter Deus perto da gente...
ja estava sentindo sua falta... bjusssss