Tuesday, February 18, 2014

Notícias

Olá... Tem tanto tempo que não escrevo que até perdi o jeito da coisa... Isso tudo aqui parece tão estranho, como se nem fosse eu a autora desse pequeno blog.

Depois de uma longa temporada na Índia, percebi que fiquei meio morta ou desanimada. Não foi exatamente da forma que eu imaginei ter estado por lá. Vi muitas coisas que meus olhos jamais pensaram em ver, Muita diferença entre o que eu sabia do mundo e o que me foi apresentado lá.
Eu pensei muito, mas muito mesmo antes de começar a escrever sobre essa temporada em terras indiana, pois, de nenhuma forma quero ofender ninguém. Mas como ando recebendo alguns e-mail pedindo pra eu escrever novamente no blog, então estou DANDO NOTÍCIAS àqueles que, de certa forma, faz parte da estória desse blog, meus leitores.
Pois bem, depois de dito isto, vamos ao que mais me entristeceu para só depois dizer tudo que me encantou.
Eu desembarquei em Mumbai, nunca vou esquecer daquelas primeiras horas em Mumbai. A impressão que tive é que alí só havia pobreza e miséria. Nunca vi no Brasil, tampouco nos Estados Unidos, tamanha pobreza e sujeira. Pessoas te abordam o tempo todo pedindo alguma coisa, qualquer coisa.
Vi crianças de dia e de noite, em todos os lugares que estive na Índia, de todas as idades, algumas até bem pequenas, de dias de vida, nas ruas, sem roupas, pedindo esmolas. E pessoas passando por elas como se nada vissem, como se nem estivessem ali.
Não houve um dia sequer que eu não tenha chorado ao sair às ruas, eu evitava isso ao máximo (sair de casa), pois meus olhos não estavam acostumado com tanto sofrimento. Nunca experimentei tamanha dor, pois também tinha um bebê em meus braços que, Graças a Deus, teve a sorte de pertencer a uma família Brâmane.
Mas e quanto aos outros??? Não podia entender porque não tinham a mesma sorte ou pelo menos o mínimo pra sobreviver.
Eu dizia pra mim mesma que Deus tinha esquecido daquele povo, eu achava que não era possível a presença de Deus num lugar tão cheio de sofrimento e dor como ali. E por isso, parei de escrever sobre a Índia, pois as coisas que mais me chocaram também foram aquilo que me afastou de tudo que eu queria conhecer.

Essa foto não é minha, nunca tive coragem de tirar, não conseguia encará-los, sem que chorasse. Meu marido brigava comigo, porque eu me compadecia deles e sempre que eu ouvia: 
_ Ben, ben!? (tia,na língua deles).
Eu sabia que era pra pedir dinheiro, então eu dava. E meu esposo me repreendia, pois, por eu ajudar uma criança, dezenas delas apareceriam. 
Mas como simplesmente fingir que não os via???? Como tantos outros fazem por lá! Eu também sou mãe, meu filho tinha seis meses. Me imaginava naquela situação e tamanha era a dor que chorava de soluçar, abaixava a cabeça e me escondia da presença deles e isso me fazia sentir horrível
Meu casamento entrou em crise, pois conheci um lado cruel do Priyank, por algum tempo senti que ele não podia ser o homem por quem eu havia me apaixonado. Não encontrava nele aquele coração puro que tinha, incapaz de fazer o mal?!
Na verdade, ele não havia se transformado numa pessoa cruel e sem nenhum sentimento. Ele estava acostumado a ver tudo aquilo com naturalidade já que cresceu com aquela imagem ao seu redor.
O contraste entre a riqueza e a pobreza na Índia é muito maior do que a que temos no Brasil, por exemplo. Você vê verdadeiras mansões e do lado um conjunto de favelas, como vizinhança.
Quando cheguei a Surate, Não ficamos com a família do meu marido. Morávamos num apartamento enorme, 4 suites, todo lindo e bem decorado,
 mas ao abrir a minha janela tinha a pior visão do mundo, sujeira, pobreza, sofrimento nos olhos daquelas crianças que ficavam ali 10, 12 horas trabalhando e as vezes brincando com seus irmãos no meio dos entulhos.
E essa foi minha primeira impressão. Dolorosa, chocante e pior de tudo, me senti completamente impotente diante daquelas crianças, daquelas mulheres que pareciam tao sofridas no meio de um país tao machista. Mas isso será estória para outro post,  ok?

Todos os dias peço a Deus que tenha misericórdia daquelas pessoas, Que Deus habite entre eles e os tire do sofrimento da vida que eles têm.

4 comments:

Juliana said...

Olá!Fico feliz que tenha voltado a postar no blog, pois costumava lê-lo antes de vir à Índia e sempre me identificava com o jeito engraçado e sincero que você descrevia as situações. Eu também moro e trabalho em Mumbai. Hoje posso dizer que já me acostumei com todos esses fatos que você comentou no post, mas ainda me incomoda bastante quando uma criança me aborda. Toda vez eu fico pensando porque alguns tem tanto e outros tão pouco. Mesmo sendo criada no Rio de Janeiro, aqui a coisa é mais intensa e você é confrontada por essa outra realidade o tempo todo. Sempre que eu posso eu ajudo com algum tipo de dinheiro, mas assim como você descreveu o seu esposo, o mesmo acontece com o meu. Não é dizer que eles sejam frios ou não sintam pena, mas pelo o que vejo, eles não se sentem mal e culpados. Eles sempre fgalam: -A culpa é do governo.Esse é um problema do governo e não nosso.
Acho que, bem ou mal, essa piedade toda que sentimos pode estar associada ao fato de termos um background cultural cristão. Sempre penso muito nisso, por isso resolvi comentar aqui no seu blog desta vez.
Eu amo morar aqui em Mumbai, amo a Índia e me sinto em casa aqui, Porém, não dá para fechar os olhos para esta outra realidade e se trancar no nosso mundinho perfeito.
Não sei se você ainda está na Índia, mas deixo aqui meu contato: juinjapansince2007@gmail.com
Um grande abraço e que Deus abencoe você e os seus enormemente!

Cafe Masala said...

Pois é, Ju. Você me compreende. Triste realidade. Oro por essas crianças todos os dias. Peço a Deus que os abençõe e os protejam.
Fico feliz que vc tenha comentado aqui no blog. Mais feliz ainda por saber que temos muito em comum, maridos indianos... kkkkk....
Atualmente estou no Brasil, com planos de ir pra Índia logo ver a família daí.
O Priyank está trabalhando aqui no Brasil, ele é engenheiro, mas, ficou 1 ano parado por conta da nossa burocracia para estrangeiros.
Bem, espero ver você mais vezes por aqui, ok?
Fica com Deus....
Beijão
Jacque

Star Kaur said...

Gostei muito do seu relato. Eu estava sentindo falta de ver seu blog atualizado. Te acompanho há bastante tempo desde a época da Sheila, Mony, Jarid..
Fiquei feliz que tenha voltado a escrever!
Abraços!

Cafe Masala said...

Poxa, que legal que vc acompanha o blog. Sabe que também adorava ler o blog delas, mas a Jarid faz tempo q nao tenho notícias.
Beijosss
Fica com Deus